16.11.06

O Caso do Véu



A versão em árabe de "O caso do véu"(L'Affaire du Voile), uma bem sucedida graphic novel do desenhista francês René Pétillon, no qual um detetive particular segue a pista de uma jovem islâmica, chegou nesta quinta-feira às livrarias francesas.
Essa publicação coincide com o controvertido debate sobre a proibição do uso do véu islâmico em alguns países da UE, como Grã-Bretanha e Holanda. Na França em virtude de uma lei promulgada em março de 2004, o véu e outros objetos religiosos como cruzes e o solidéu judeu estão proibidos nos centros escolares.
O livro conta a trajetória do detetive Jack Palmer que recebe o encargo de encontrar uma jovem francesa que teria se convertido ao Islã radical. A partir de então, o investigador se confrontará com as tendências do Islã na região parisiense, numa narrativa que ataca igualmente os integrismos de todos os grupos.

Um comentário:

João Moutinho disse...

É provável que haja um grande grupo de mulheres de ascendência muçulmana que fique satisfeita com a proibição da utilização de véu nas escolas.
Só que poderá ser uma espécie de "maioria silienciosa".