31.1.07

Notícias de Londinistão


LONDRES (Reuters) - A polícia britânica prendeu oito pessoas em uma série de operações de contraterrorismo na madrugada desta quarta-feira, na região central da Inglaterra. Segundo a imprensa, os suspeitos detidos planejavam sequestrar um jovem e promover uma execução 'ao estilo iraquiano'. Detetives disseram que as pessoas foram presas em locais diferentes de Birmingham, por 'suspeita de encomendar, preparar ou instigar atos de terrorismo'. A cidade é a segunda maior da Grã-Bretanha e uma das áreas mais etnicamente diversas do país, com uma grande população muçulmana.
Os agentes policiais fizeram buscas em várias casas num bairro predominantemente paquistanês de Birmingham. Duas livrarias islâmicas foram isoladas.
A operação foi dirigida pela unidade de combate ao terrorismo de Midlands, com o apoio da Polícia de West Midlands e da Polícia Metropolitana de Londres. Na semana passada, a polícia prendeu cinco pessoas em investigações sobre terrorismo nas cidades inglesas de Manchester e Halifax.
Os serviços de segurança britânicos acreditam que é altamente provável que um ataque terrorista possa acontecer no país, que está no seu segundo alerta de segurança máximo.
No ano passado, a chefe do serviço de espionagem doméstica, o MI5, alertou que cerca de 30 planos terroristas estavam em fase de investigação e que agentes monitoravam cerca de 1.600 suspeitos.
Relatos da mídia, citando fontes anônimas, disseram que a polícia e o MI5 interceptaram um grande plano terrorista em estágio final de planejamento ou próximo de realização. O complô envolveria o sequestro de uma pessoa, ainda que não uma figura famosa.
A Sky TV afirmou saber a identidade do alvo -- um jovem na faixa dos 20 anos. O objetivo seria imitar os sequestros que acontecem no Iraque e transmitir a execução pela Internet.
Nem a polícia nem governo confirmaram as reportagens.
Uma fonte policial disse à Reuters que a trama não causaria perdas em massa, mas envolveria uma nova tática terrorista.
Viva o multiculturalismo!

Nenhum comentário: