22.2.07

Mais um blogueiro silenciado pelo Islã



Um tribunal egípcio condenou hoje a quatro anos de prisão um blogueiro acusado de insultar o Islã e o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Trata-se do primeiro processo judicial promovido contra o autor de um blog na internet no Egito.
Abdel Kareem Nabil, de 22 anos, declarou-se inocente de todas as acusações contra ele apresentadas. Enquanto isso, grupos de defesa dos direitos humanos exigem a imediata libertação do ex-aluno da Universidade Al-Azhar, no Cairo, uma instituição islâmica.
Nabil, que escrevia em seu blog com o nome de Kareem Amer, criticou duramente a instituição de ensino em seu weblog, qualificando-a como "a universidade do terrorismo" e acusando-a de suprimir a liberdade de pensamento. A universidade expulsou Nabil no ano passado e mobilizou promotores para que o levassem a julgamento. Seu blog também continha críticas ao regime de Mubarak.
O juiz leu o veredicto em uma breve audiência num tribunal da cidade mediterrânea de Alexandria. Ele sentenciou Nabil a três anos de prisão por insultar o Islã e incitar a sedição e mais um ano por insultar Mubarak. Nabil estava sujeito a uma sentença máxima de nove anos de reclusão. A audiência na qual foi proferida a sentença durou apenas cinco minutos. A seguir, ele foi retirado da corte e levado para a prisão sem comentar o assunto.
No ano passado, a polícia egípcia deteve diversos blogueiros, a maioria por causa de conexões com movimentos reformistas pró-democracia. Detido em novembro, Nabil foi o único levado a julgamento até agora. A maioria dos demais blogueiros foi libertada.
Não há como contestar: não existe liberdade no Islã!

Nenhum comentário: